Hwang Woo-suk falsificou resultados de uma pesquisa em 2005.
Na atual pesquisa, ele diz que clonou oito animais de espécie em extinção.
Anunciada hoje, dia 17, a clonagem de oito coiotes, pelo próprio anunciante, o cientista sul-coreano Hwang Woo-suk. Os animais, também conhecidos como chacais americanos, correm risco de extinção.
Hwang se tornou polêmico em 2005, quando foi centro de um escândalo científico por falsificar parte dos resultados sobre a obtenção de células-tronco a partir de embriões humanos clonados. Na época, o antigo professor de veterinária da Universidade de Seul reconheceu o erro, foi condenado pelo mal uso de recursos públicos e caiu no esquecimento.
Em pesquisa atual, a equipe liderada pelo cientista usou material genético dos coiotes para fertilizar óvulos de cadelas comuns. Introduziram-se os embriões em fêmeas de cães, que deram à luz os filhotes de coiote. Ele e sua equipe trabalham ainda na clonagem de outra espécie de canídeo selvagem africano, em risco de extinção.
“Depois de seis anos de inovação, a taxa de sucesso é agora de 50%. Queremos aplicar técnicas de clonagem que aprendemos, trabalhando com cães, para animais em risco de extinção”, afirmou o sul-coreano.
O estudo foi financiado pelo governo da província sul-coreana de Gyeonggi.
Fonte: G1/Ciência e Saúde
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Melhoramento Genético de Ovinos