A alimentação de boa qualidade não está na quantidade e sim, na qualidade dos alimentos oferecidos aos animais. Uma alimentação saudável não se baseia na quantidade, ou seja, não é dar muita comida, mas sim a alimentação correta de acordo com a necessidade de cada animal.
Primeiramente é preciso observar o tipo de atividade que o animal executa, pois é ela que definirá o que os animais deverão comer. Para os animais de esporte geralmente utiliza-se a ração de proteína doze que tem energia maior. Para os animais de lazer é indicada proteína dez ou até mesmo, para alguns animais nem precisa de ração, somente a forragem é suficiente.
Se for ministrada muita ração ao animal de lazer pode gerar problemas, uma vez que o animal tem forragem, ou seja, capim e feno de qualidade em sua dieta. É preciso alimentar o animal de acordo com a quantidade de trabalho que ele executa.
Observando a alimentação dos animais são evitados vários problemas, inclusive miopatia do esforço. É necessário sempre procurar orientação do profissional adequado.
Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?
Quais os alimentos mais utilizados no manejo alimentar dos equinos?
Shop Veterinário: Melhores produtos para equinos, você encontra aqui. Confira!
Fonte: Pecuária Rural
Adaptação: Revista Veterinária