A limpeza diária dos dentes dos animais evita sérios problemas que se relacionam à saúde dos animais. Dentre os problemas diagnosticados estão à quebra ou fratura dos dentes, problemas de gengiva e formação excessiva de placa bacteriana.
A placa bacteriana é composta de saliva, restos de alimentos, células mortas e bactérias. A placa engrossa quando os dentes não são escovados todos os dias, e o número de bactérias é multiplicado.
A placa bacteriana ocasiona a inflamação e a destruição dos tecidos bocais dos animais e à medida que o quadro avança ocorre à quebra dos ossos e a perda dos dentes, momento de muita dor para o animal.
São sintomas de problemas dentários a vermelhidão e sangramento das gengivas, mau hálito, caroços inchados na boca, saliva viscosa ou com sangue, mastigação com apenas um lado da boca, corrimento nasal e espirros.
É necessário observar a ocorrência de dentes escuros, quebrados ou soltos, e também é preciso realizar exames anuais, raio-x e limpezas feitas com anestesia geral. Escovar os dentes com creme dental e escova própria para cães. Oferecer brinquedos de borracha e ossos flexíveis para o animal mastigar.
Não devem ser oferecidos ao animal guloseimas, brinquedos duros, ossos de animais crus ou cozidos, ossos de nylon, ossos de couro cru, cascos de bovinos ou de suínos, bolas de tênis, pois esses desgastam os dentes dos animais.
E finalizando os cuidados, os animais precisam se levados ao médico veterinário com frequência.
Quais as técnicas cirúrgicas de extrações dentárias.?
Qual a função e anatomia das estruturas orais?
Equipamentos odontológicos com ótimos preços. Confira!
Fonte: Pet Mag
Adaptação: Revista Veterinária