Como dar banho no pet: passo-a-passo

O banho é ser agradável para o animal, para que ele não fique estressado, causando problemas que possam afetar a sua saúde, por isso procure dar o banho nas horas mais quentes do dia e tenha em mãos todo o material que irá utilizar durante o processo.

O primeiro passo é escovar todo o pelo do animal removendo os mortos, pois isso ajuda na eficácia do xampu utilizado. Animais que possuem pelos longos e finos, existe no mercado produtos específicos, que desembaraça os pelos, facilitando a escovação.A escovação deve ser feita de maneira firme, porém muito cuidadosamente, desembaraçando os nós. A força pode machucar o animal e assim traumatizá-lo.

O banho ideal é aquele feito com água morna, pois melhora a eficácia do xampu além de oferecer maior comodidade para o animal. Durante o banho mantenha-o preso por uma coleira e guia curta, porém nunca o deixe sozinho na hora do banho.

Em dias quentes a água pode estar em temperatura ambiente, mas nunca fria. Os produtos utilizados devem ser próprios para cães, de acordo com a pelagem, evitando que o produto cause alergia ou danifique o pelo.

Use algodão no ouvido dos animais, e não deixe que o produto entre em contato com os olhos e é sempre importante secar com cuidados os ouvidos do animal. Dê atenção maior nos locais como virilha, axilas, locais com dobras, patas, entre os dedos. Para secar é necessário utilizar toalhas limpas e se o animal permitir pode-se utilizar o secador, mas cuidado com o ar muito quente.

Aproveite o banho para verificar se o animal tem problemas de pele, pulgas ou carrapatos. E, sempre após o banho dê um recompensa ao animal, assim ele associará o banho ao algo bom.

Fonte: www.cachorrogato.com.br

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: