Os cuidados com a saúde bucal não está restrita aos seres humanos, os animais também precisam cuidar dos dentes evitando doenças e perdas dos mesmos.
O mau-hálito é um dos problemas enfrentados por cães e gatos, acometendo cerca de 80% dos animais adultos, na maioria dos casos, o tártaro é o causador de tal infortúnio. O tártaro é formado pelo acúmulo de comida na arcaria dentaria, sendo que, os restos desses alimentos servem de servem de nutrientes para bactérias que aderem aos dentes e formam a placa bacteriana e aos poucos existe a mineralização dessas placas e forma-se, então, o cálculo dentário (tártaro).
A quantidade de tártaro que aparece na boca dos animais também depende da idade, da dieta alimentar e até mesmo da capacidade de defesa do organismo.
A prevenção se dá através da avaliação da coloração da língua, devendo ser vermelho vivo, e através da escovação dos dentes dos animais diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana, evitando assim, que o tártaro evolua para uma gengivite.
Não existe um tratamento decisivo para o tártaro e placas bacterianas. Por isso é necessário que o dono fique de olho na saúde bucal dos animais, fazendo a higienização adequada e levando ao médico veterinário quando preciso.
Fonte: Blogs Band
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais