Durante as viagens de férias muitas pessoas querem levar o seu animal de estimação, seja ele cão ou gato alguns cuidados e regras são importantes durante as viagens de carro, ônibus ou avião.
Se a opção é por viagem de avião é preciso retirar o atestado de saúde do animal, emitido por algum profissional vinculado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O atestado é exigência da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), para viagens internacionais é também é preciso seguir a legislação do país de destino. Cada companhia aérea também tem um tipo de exigência, de acordo com o tamanho do animal.
Em viagens de ônibus,o transporte de pets é regulamentado pela Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o animal deve estar dentro do limite de peso e devem ser transportados em caixas apropriadas. Nestes casos também, as empresas de ônibus devem ser consultadas, pois existem diferenças de acordo com a empresa e de acordo com o tipo de viagem, intermunicipais ou interestaduais.
Em viagens de carro não existem regras aplicadas, porém é muito importante para a segurança de todos que o animal viagem dentro da caixa de transporte, ela poderá ficar em cima do banco presa ao cinto de segurança ou no chão do carro.
Além dos cuidados e regras durante a viagem também é preciso observar a alimentação, água e outros cuidados que o animal precisa durante o longo trajeto.
Você sabe escolher a ração ideal para seu cão?
Quais as principais doenças ligadas à má alimentação?
Quando indicar uma ração terapêutica e por quanto tempo manter o animal na dieta?
Fonte: G1
Adaptação: Revista Veterinária