Nos dias 25,26 e 27 de outubro próximos, estará acontecendo, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o 22º Congresso Brasileiro de Avicultura, com abordagem sobre ” A competitividade da avicultura brasileira”.
A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) apresentará um documento com 63 sugestões para solucionar os gargalos na infraestrutura logística que afetam o setor avícola.
Esse trabalho é resultado de pesquisas junto aos associados da Ubabef, empresas do setor avícola e segmentos importantes na área logística, como o transporte marítimo e operadores portuários.
A grande preocupação é com a capacidade logística do Brasil, uma vez que cresce a demanda de consumo da carne de frango, em todo o mundo. O presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, destacou as dificuldades encontradas na área de produção e os entraves no setor de transporte, tanto rodoviário, ferroviário, quanto marítimo. Estima-se que a perda em função dessa deficiência logística seja de 12% da receita nas exportações dos produtos.
O fato de o Brasil ser o maior exportador e o terceiro produtor mundial de carne de frango, não deve ser motivo de acomodação, pois a concorrência no mercado internacional é muito grande, com tendência a ser bem maior. O Brasil parece estagnado, enquanto outros países, como a Índia e a China despontam como grandes concorrentes, afirma Turra.
A Ubabef apresenta um documento que destaca algumas necessidades básicas para incrementar o escoamento da produção de grãos, assim como a revisão do valor de pedágio, nas rodovias, como medidas para melhorar a logística na exportação. Sugere-se, também a nacionalização dos processos.
Fonte: Globo Rural
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte