Criocirurgia em pequenos animais

A criocirurgia é um procedimento que vem se ampliando também na medicina veterinária, sobretudo para tratar doenças como o câncer. A técnica consiste em utilizar uma substância especial (nitrogênio líquido), através de um aparelho, para congelar e necrosar a região atacada pelas células doentes, com o intuito de eliminá-las com mais facilidade.  Feito isso, é possível que haja uma renovação do epitélio.

Na medicina veterinária, ao contrário dos humanos, a técnica é mais utilizada em lesões externas, como melanomas, tumores, carciomas, enfim, anormalidades encontradas principalmente na pele destes animais. 

Um fator determinante em relação à doença é a pigmentação da pele. Isto é, animais de pele clara têm maior predisposição para estas afecções de pele, por terem menor proteção natural aos raios solares.

A cirurgia é também utilizada para casos mais simples, como verrugas, que aumentam conforme o avanço da idade dos animais.

Ao primeiro sinal de aumento de volume, é muito importante que o proprietário do animal leve-o a um médico veterinário, pois doenças como o câncer, se não forem tratadas a tempo, podem se espalhar por todo o corpo (metástases). E em alguns casos, o avanço destas doenças só é freado com a amputação de membros. A medicina preventiva, portanto, ainda é o melhor caminho.

A criocirurgia possui como principal vantagem ser menos invasiva do que outros procedimentos. Algumas vezes pode ser necessária a realização de várias sessões. O custo é acessível, sendo em muitos casos menor do que o da cirurgia comum. Sem contar que a anestesia é apenas local na maioria das vezes. A técnica permite um pós-operatório tranquilo e sem complicações. 

 

Veja como essa técnica vem proporcionando sucesso na medicina veterinária e atualize seus conhecimentos. Clique aqui.

Fonte: Saúde Plena

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: