Criptorquidismo em equinos

Os testículos se desenvolvem dentro da cavidade abdominal e depois eles se deslocam para escroto onde ficam alojados. Quando um dos testículos, ou ambos, não desce para o interior do escroto o animal passa a ser considerado criptorquídico, sendo a criptorquidia unilateral a mais comum.

A descida dos testículos nos cavalos ocorre por ocasião do nascimento, mas sendo considerada normal para esta espécie a deiscência até os dois anos de idade. 

Os cavalos criptorquídicos unilaterais apresentam as mesmas características sexuais secundárias de um garanhão. Estes animais apresentam sêmen com características normais com exceção da densidade espermática. A produção de testosterona fica mantida normal, porque mesmo na posição abdominal, a atividade glandular do testículo retido fica mantida.

Os animais criptorquídicos devem ser castrados, porque está é uma condição genética. Os médicos veterinários devem escolher a melhor técnica de castração para cada situação de criptorquidismo.

 

Para castração nesses casos às vezes o animal vai ser submetido a cirurgias e a utilização de anestesias é essencial. Saiba mais.

Fonte: Institutounipac

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Equinos: