A cromoterapia é uma técnica utilizada em humanos baseada no tratamento de doenças ou a favor do equilíbrio corporal, por meio da utilização de luzes que ajudam a relaxar.
Recentemente, passou a ser utilizada também no tratamento de cães de estimação.
A Coordenadoria de Proteção a Vida Animal (Coprovida), localizada em Santos, no litoral do estado de São Paulo, utiliza a técnica de forma gratuita na tentativa de recuperar cães debilitados mais facilmente.
Por dia são realizados uma média de trinta procedimentos cromoterápicos pela Coprovida. Leila Abreu, coordenadora, ressalta que “os animais chegam debilitados. Essa história de pegar um animal debilitado, passar uma receitinha e mandar embora é a mesma coisa que nada. Como é que o veterinário vai mandar ele tomar remédio se ele esta com o estômago vazio e não come”.
Assim, quando um animal precisa receber uma medicação intravenosa, por exemplo, é aplicada a técnica da cromoterapia paralela ao tratamento tradicional. As cores a serem utilizadas são baseadas no diagnóstico do cão.
A coordenadora da Coprovida diz que coloca o animal deitado e canaliza a lâmpada da cor ideal para ele. “O animal que está precisando de energia precisa da cor laranja, por exemplo. A cor verde é a cor da saúde. Um animal muito agitado precisa da cor azul”, explica.
Fonte: G1
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais