Deseja garantir saúde, bem estar e uma vida melhor para o seu cavalo? Comece cuidando dos cascos, pois são eles que sustentam o peso do animal e diminuem os impactos.
Os cascos necessitam de atenção e limpeza diária, tendo em vista uma observação contínua, sempre antes e depois dos deslocamentos e atividades físicas.
Esta pode ser realizada pelo próprio criador, por meio de um kit específico, com rinete, pincel, graxa de casco e escovinha. É um momento também especial, que proporcionará ao animal e o criador, uma oportunidade de aproximação e afinidade.
Em seguida, verificada alguma normalidade, o animal deverá ser encaminhado para os devidos cuidados do médico veterinário, profissional que orientará o proprietário do animal sobre quais medidas devem ser tomadas.
O uso das ferraduras é também de grande importância, já que os mesmos tem a função de proteger os cascos, além de corrigir problemas de desgastes e auxiliar em tratamentos corretivos.
O uso destes equipamentos é recomendável apenas para locais de chão duro, de cimento, asfalto ou concreto, além de terra batida. No caso de locais de piso macio, o uso não é tão necessário.
Há vários cursos no Brasil sobre casqueamento e ferragens, ou seja, sobre como cuidar deste membro tão importante do equino, essencial para a saúde, bem estar e produtividade do animal.
Há vários equipamentos para cuidar deste membro do equino, esses são essenciais para a saúde, bem estar e produtividade do animal. Veja aqui.
Fonte: Jornal Vanguarda