Para garantir o sucesso gestacional das cadelas é preciso tomar alguns cuidados durante o cio dos animais. É necessário saber que as cadelas possuem o ciclo sexual dividido em quatro fases, sendo eles o proestro, estro, metaestro e anestro.
O proestro tem duração de sete a dez dias, durante essa fase aparecem os corrimentos sanguíneos, porém a fêmea não aceita o cortejo do macho, podendo fica até agressiva. O estro tem duração média de cinco a quinze dias, caracterizando a fase ideal para o acasalamento, ou seja, é nessa fase que a fêmea aceita o cortejo do macho. A fase do metaestro tem duração média de 110 a 140 dias, corresponde ao período de gestação e lactação. O anestro é a última fase e corresponde ao período em que o animal não acasala.
É importante que o acasalamento só aconteça depois do terceiro cio, uma vez que é nessa idade que a fêmea encontra-se amadurecida o suficiente para ter filhotes, o seu desenvolvimento físico estará completo, assim a gestação não oferecerá riscos à saúde dos animais.
As cadelas tem gestação média de dois meses, mas é necessário observar os sinais do parto, pois ele pode ocorrer antes ou depois dessa data. Quando as fêmeas estão prontas para o porto elas ficam inquietas e começam a construir o ninho.
Para fazer todo o acompanhamento dos animais é sempre recomendável procurar o médico veterinário, assim todos os cuidados necessários serão estabelecidos.
Qual a importância da inseminação intrauterina?
Como realizar o manejo reprodutivo/sanitário em canis?
Shop Veterinário: Tudo para o médico veterinário.
Fonte: Equipe Veterinária FV
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Cadelas