Cuidados indispensáveis aos pets

especialização veteinariaOs animais de estimação vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares das famílias brasileiras. O mercado dos bichos de companhia cresce significativamente, as lojas estão se especializando em produtos indispensáveis no dia a dia do animal.

Dentre os produtos e serviços oferecidos pelos estabelecimentos especializados estão o banho, a tosa, o condicionamento do pelo, a limpeza dos ouvidos e unhas, itens básicos no tratamento higiênico do animal que vive diretamente no ambiente familiar e que está a todo tempo em contato com as pessoas.

A tosa deve ser realizada pelo tosador, profissional capacitado e especializado para este tipo de serviço. Devem ser respeitadas as regras de higiene e esterilização dos aparelhos utilizados, tomando o máximo de cuidado para não ferir o animal. O tosador também deve possuir conhecimento técnico sobre os diversos tipos de tosa de acordo com o padrão da raça em questão,  que pode interferir no valor comercial do animal.

Outro passo importante é o banho do animal, que vai variar de acordo com a raça. Os animais que ficam dentro de casa devem ser banhados com mais frequência por questões de higiene. Antes do banho é necessário escovar o pelo dos animais, a água deve estar em temperatura adequada e os produtos utilizados devem ser próprios para cães e gatos, apesar dos gatos se banharem usando a língua, o banho também é necessário.

As unhas devem ser cortadas, pois assim há menos riscos de estragos em materiais como o sofá da casa, além de evitar o encravamento e unhas quebradas. Usar cortadores feitos para cães, esperar que o animal esteja relaxado ou adormecido. Cortar as unhas onde elas curvam, do outro lado da área sensível e rosada, conhecida como sabugo.

Os animais, assim como os seres humanos, gostam de se sentir refrescados e limpos, pois a higiene também é essencial para uma vida saudável e feliz.

Fonte: Veterinária News

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais

emergencias e protoatendimento em caes e gatos



Atualizado em: 6 de agosto de 2013