Dentre os problemas mais ocorridos com os pequenos primatas domésticos, a maior parte deles está relacionado à nutrição. Por falta de conhecimento ou negligência, muitos proprietários acabam oferecendo ao animal qualquer tipo de alimento ou mesmo alguns ricos em um determinado nutriente, porém pobre em outro.
Isso ocorre simplesmente porque o animal pode parecer gostar mais de um tipo, fazendo com que o proprietário passe a priorizar um em relação aos outros.
O fornecimento de baixas calorias, por exemplo, tornam os animais com um quadro de hipoglicemia e depressão maior. Já o excesso de gorduras pode ocasionar diarreias, e, em um período mais longo, comprometer as quantidades de cálcio, ferro e vitamina E.
A falta de proteína resulta na perda de peso e na capacidade de imunidade, fazendo com que o animal contraia outras doenças.
Estes são apenas alguns exemplos básicos do que a falta de nutrientes ou o excesso são capazes de fazer com o animal.
Compreender sobre o fornecimento de uma alimentação balanceada é, portanto, obrigação de todos os profissionais que lidam com pequenos primatas.
Confira! A grande oportunidade de se especializar na área de animais silvestres e saber quais as principais técnicas aplicadas no dia a dia da clínica veterinária.
Venha se destacar nesse cenário. Clique aqui.
Fonte: Saúde Animal