As dermatites se caracterizam como um distúrbio cutâneo que acomete os animais. As mais comuns são a dermatite alérgica, canina e alimentar.
A dermatite alérgica é a forma mais frequente, os animais desencadeiam uma reação alérgica em decorrência a picada de pulgas, principalmente em épocas quentes quando o inseto se desenvolve com mais facilidade. Geralmente cerca de 70% dos cães desenvolvem a dermatiteentre um e três anos de idade.
Como as dermatites podem ter causas diversas, o tratamento dependerá dos agentes causadores, que podem ser fungos, bactérias e pulgas. Ou ainda causada por entras doenças de origem endócrina como o hipotireoidismo, obesidade e problemas renais.
As dermatites causadas por fungos e bactérias são comuns em animais com umidade na pelagem, causam inflamações, coceira, lesões, prurido, as moscas são atraídas podendo gerar miíases e outras doenças.
A dermatite alimentar pode ser evitada oferecendo a alimentação adequada, alimentos como doces, pães, queijo e chocolate não devem ser oferecidos. É preciso lembrar que alimentos destinados aos humanos nunca devem ser oferecidos aos animais.
Quando observado qualquer anormalidade na pele dos animais, o médico veterinário deve ser consultado, a fim de diagnosticar e indicar o melhor tratamento para a dermatite.
Como tratar as principais doenças dermatológicas alérgicas?
Quais as principais doenças dermatológicas que acometem os cães e gatos?
Produtos e equipamentos para Pet Shop e Clínica Veterinária. Confira.
Fonte: Grandes Animais
Adaptação: Revista Veterinária