A descorna objetiva a retirada dos chifres em animais novos e a eliminação nos animais de maior idade. A descorna também pode ser realizada em outras necessidades ou em algum tipo de acidente que ela seja recomendada.
As vantagens oferecidas pela descorna são: os animais ficam mais mansos e menos medrosos; evita que eles semachuquem; facilita e torna mais econômico o transporte das reses; as brigas ficam menos frequentes no rebanho;melhora a aparência e os preços aumentam no mercado;o manejo é facilitado e diminuindo o perigo de acidentes; as mesmas instalações comportam maior número de animais, entre outros.
A descorna dos bovinos pode ser realizada por três processos: causticação, ablação e misto.
A causticação é realizada em animais com cinco a dez dias de vida, um bastão de soda ou potassa cáustica é empregadono lugar em que está o “botão” do chifre, e ao redor é colocadovaselina ou graxa, evitando que o produto escorra.
Enquanto a ablação é realizada em animais com maior idade, em caso de necessidade ou acidentes. Coloca-se na base do chifre o gume de um escopro, espécie de formão, em seguida com o martelo, dão-se pancadas secas, mudando o escopro de lugar, em torno do botão do chifre e até que ele seja retirado. No final do processo é preciso desinfetar local com antissépticoadequado.
Para a técnica do misto são empregados os dois processos anteriores, pois um complementa o outro. Este processo é muito utilizado na descorna de búfalos, já que os filhotes apresentam de cinco a dez centímetros de chifres logo quando nascem.
Quer aprender a realizar a cirurgia de descorna? Conheça nosso curso.
Quais as técnicas de anestesia local e geral e realização das principais cirurgias a campo?
Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos veterinários.
Fonte: Rural News
Adaptação: Revista Veterinária