Diabetes Mellitus em gatos

Uma doença de distúrbio endócrino, que ocasiona um aumento da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia), por conta da carência de insulina, que deixa de cumprir a importante função de fornecer energia para o animal. 

 A Diabetes Mellitus tem como fator desencadeador a obesidade, sobretudo em virtude do alto consumo de carboidratos, fazendo com que este animal tenha o dobro de chance de ter a doença, além de sedentarismo e estresse, sendo os animais idosos geralmente mais afetados. O diagnóstico é realizado através de exames de sangue e urina, como principais métodos, além de amostras de glicemia, frutosamina, dentre outros.

No entanto, é preciso que o exame seja realizado com um profissional da medicina veterinária com experiência no caso, pois o diagnóstico pode ser semelhante a outros tipos de diabetes e quadros infecciosos.

O tratamento mais comum é a base de insulina injetável, além do controle de peso e dieta. Já o melhor método de controle é tentar manter o peso com uma dieta adequada.

 

Entenda mais sobre a área da medicina felina e seja um profissional destaque na área. Clique aqui.

Para diagnóstico dessas enfermidades que afetam a saúde animal o médico veterinário conta com o auxílio de laboratórios confiáveis e certificados para realização de exames. Conheça.

Fonte: Portal Medicina Felina

Artigos Relacionados com Clínica Médica em Pequenos Animais: