Quais as técnicas utilizadas para diagnóstico de gestação em éguas?

disgnóstico de gestação em éguas

Os exames de diagnóstico de gestação em éguas têm se revelado fundamental na reprodução, pois possibilitam que os produtores se anteciparem sobre a situação dos animais e assim possam planejar seus investimentos. 

O exame de palpação transretal é um dos mais básicos e eficientes, sendo que o diagnóstico pode ser realizado imediatamente. Podemos citar ainda os exames mais sofisticados, como a ultrassonografia. Sobretudo, com ela é possível que os órgãos sejam visualizados e detalhados, possibilitando informações de grande relevância.

Independente da maneira como a gestação é acompanhada, é muito importante que o profissional responsável por estes exames esteja plenamente capacitado e preparado. Portanto, continue a leitura e confira abaixo as principais cde diagnóstico de gestação em éguas.

Palpação transretal no diagnóstico de gestação em éguas

A palpação transretal, também conhecida como toque, é classificada como a avaliação mais simples e tradicional para se diagnosticar a gestação em éguas e também possui baixo custo. Contudo, esse tipo de diagnóstico consiste, basicamente, na introdução da mão e braço do médico veterinário no reto do animal.

Para realizar essa técnica é preciso que o médico veterinário esteja bem preparado com o conhecimento detalhado da anatomia dos órgãos dos animais. Esse procedimento possibilita a identificação da gestação 45 dias após a fecundação. Assim, permitindo também verificar as condições dos órgãos desse animal.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um método de diagnóstico seguro e não invasivo,  que garante realizar um exame com mais precisão. É considerada também como um grande avanço. Portanto, ajudando a diagnosticar precocemente a gestação, por volta de 29 dias após a fecundação. Além disso também é capaz de identificar o número de fetos.

A ultrassonografia também é usada, por exemplo, em:

  • Confirmação da viabilidade fetal;
  • Determinação do número de fetos, em casos de gestação múltipla;
  • Sexagem fetal;
  • Avaliações do trato reprodutivo de forma rápida;
  • Avaliações do ciclo estral.

No entanto, para utilizar essa técnica de forma eficiente. É essencial que o médico veterinário tenha um bom treinamento e conhecimento prático desse assunto.

Aproveite o momento de estudos e baixe gratuitamente o ebook sobre como produzir mais potros. Clique aqui e baixe!

Vantagens do diagnóstico gestacional precoce

O diagnóstico de gestação precoce é fundamental para ter eficiência reprodutiva das éguas. Dessa forma, quanto mais precoce for o diagnóstico. Então, maior a probabilidade de diminuir os custos da produção e os prejuízos causados com problemas gestacionais.

Outra vantagem é realizar o manejo adequado do rebanho. Desta forma, fêmeas gestantes necessitam ser colocadas em condições específicas, como: 

  • Serem alocadas em um espaço específico;
  • Ter acesso a uma nutrição ainda mais balanceada;
  • Poder realizar o parto em um lugar tranquilo.

A reprodução equina é uma área muito lucrativa, na qual  o médico veterinário necessita conhecer e dominar as técnicas de diagnóstico gestacional. Vale lembrar que as duas técnicas, são grandes aliadas para realizar o diagnóstico preciso da gestação das éguas.

Viu como é essencial realizar o diagnóstico de gestação em éguas corretamente? 

Pensando nisso o nosso parceiro CPT Cursos Presenciais oferece um curso especial pra você que quer dominar essas técnicas e crescer profissionalmente. Clique aqui e saiba como!

Fonte: Escola do Cavalo e Blog do Mundo Veterinário



Atualizado em: 23 de setembro de 2020

Artigos Relacionados com Equinos: