Com o diagnóstico de prenhez dos animais é possível determinar a existência e a duração da gestação. O diagnóstico é auxiliado pela técnica de palpação retal e também pela ultrassonografia.
O diagnóstico dado com a palpação retal deve ser realizado por profissionais capacitados, e ainda é preciso conter o animal em estação, preferencialmente em tronco de contenção. Antes do exame é preciso inspecionar a vulva e ao redor da glândula mamária, pois podem apresentar sinais de prenhez.
Os sinais característicos e exclusivos da prenhez são a presença da vesícula aminiótica, efeito de parede dupla, placentômeros e feto.
Com o auxílio da ultrassonografia é possível observar a vesícula embrionária entre o 17º e 19º dia após a fecundação, que se caracteriza por uma área ecogênica e esférica. A partir do 23º dia o embrião pode ser visualizado, é uma estrutura de média ecogenicidade, que fica contida no interior da vesícula embrionária anecóica.
Com a ultrassonografia também é possível identificar o sexo dos animais, prática conhecida como sexagem fetal, realizada por meio da visualização do tubérculo genital a partir do 50º dia gestacional.
Como diagnosticar a prenhez com segurança?
Saiba como realizar o diagnóstico gestacional e fazer uma estimativa da idade fetal.
Shop Veterinário: Melhores produtos para Bovinos, você encontra aqui. Confira!
Fonte: Info Escola
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Palpação Retal em Bovinos