Dicas para começar e melhorar sua produção de aves

A galinha bota um ovo por dia, atingindo a média de 13 a 15 ovos em todo o período de postura. A diferença na quantidade produzida vai depender da genética de cada ave. Após botar todos os ovos, a galinha se coloca sobre eles e inicia o choco. Essa etapa demora 21 dias, quando então ocorre o nascimento dos pintinhos.

 Durante a época do choco, a galinha deve contar com alimento e água fresca perto do ninho, pois muitas vezes ela não sai de cima dos ovos nem para comer. Nesse período, a alimentação mais adequada para a ave é o milho. Forneça os grãos à vontade e acompanhe a frequência das refeições, para se assegurar de que a galinha está sendo bem alimentada.

 Enquanto a galinha choca os ovos, é comum o surgimento de piolhos, parasitas que se desenvolvem em ambientes quentes. Como se alimenta de sangue, a praga pode provocar anemia na ave. Se não for realizado um tratamento correto, a presença dos piolhos pode levar o animal e sua ninhada à morte.

 Após um dia do nascimento, quando já estão secos, os pintinhos saem do ninho acompanhados pela mãe. A partir daí, eles já podem comer ração inicial para pintos de um dia, alimento específico para filhotes de galinha. Disponibilize a refeição em comedouros baixos, para que as avezinhas alcancem a comida com facilidade. A mãe também pode aproveitar a mesma ração para se alimentar. Ofereça ainda água fresca para beber.

Existem galinhas de raça pura que não são consideradas boas mães e dificilmente chocam seus próprios ovos. Nesse caso, uma alternativa é recorrer a outra ave que esteja no mesmo período de choco para desempenhar a função de ama. Outra opção é utilizar uma chocadeira. O aparelho é recomendado para o criador que não pretende esperar a disponibilidade de outra ave em choco para servir de ama para a incubação. É importante saber que, antes de os ovos serem transferidos para o novo local onde serão chocados, eles podem ser armazenados por um prazo de sete a 10 dias.

 Após o nascimento dos pintinhos em chocadeiras, eles devem ser colocados em outro equipamento com aquecimento, chamado de criadeira. Como nascem molhados, os filhotes devem estar secos antes de serem levados para o aparelho, que também é elétrico ou a gás. Nele deve haver ração inicial para pintos de um dia, pois as aves recém-nascidas não se alimentam nas primeiras 24 horas de vida, período que ainda estão digerindo a gema.

 As criadeiras são ainda usadas se o produtor quiser “dobrar o choco” – jargão adotado pelos criadores quando a intenção é liberar a galinha para incubar novos ovos – ou evitar que filhotes chocados por amas sejam agredidos. Há casos em que galinhas que chocam ovos de gansas não aceitam as aves ao nascerem, passando a bicá-las na cabeça, o que pode até matá-las.

Fonte:  Globo Rural

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o  Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 



Atualizado em: 27 de maio de 2011

Artigos Relacionados com Aves: