A alimentação dos cães e gatos se diferencia, pois esses animais possuem metabolismo diferente e consequentemente necessidades nutricionais específicas.
A alimentação destinada aos caninos deve ser balanceada, de acordo com a necessidade diária de nutrientes que eles precisam ingerir como gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água. É preciso levar em consideração a idade e o estilo de vida dos animais, promovendo o equilíbrio nutricional nas diferentes fases da vida.
Já os felinos possuem digestão lenta, por isso é preciso oferecer um maior número de refeições diariamente. O organismo dos gatos tem uma grande exigência de proteína, aminoácido arginina, vitamina B6 e niacina.
Tanto os cães como os gatos podem se intoxicar por ingerir alguns alimentos destinados a alimentação do homem, como o chocolate, a cebola, o alho e a uva. O chocolate tem em sua composição a teobromina, substância que não é bem processada pelo organismo; a cebola e alho em grandes quantidades também causam intoxicação e a uva natural ou desidratada causa danos aos rins.
Para melhor alimentar os animais procure orientação médico veterinária, pois com sua avaliação é possível indicar a melhor ração de acordo com o peso, raça e tamanho do animal.
Quais as doenças ligadas à má alimentação?
Equipamentos para Banho, Tosa e Veterinária. Clique aqui.
Fonte: Bem Parana
Adaptação: Revista Agropecuária
Conheça o Curso de Técnicas Nutricionais para Cães e Gatos – Aprenda a indicar a ração ideal