O sêmen é utilizado juntamente com outras técnicas na reprodução dos diversos tipos de rebanho. Uma das técnicas que se utiliza do sêmen é a inseminação artificial (IA).
Com a utilização do sêmen de qualidade na inseminação artificial é possível observar várias vantagens com a aplicação do método como: maior número de descendentes do reprodutor geneticamente superior; cruzamentos que podem modificar as características da produção; aceleração da introdução de novos processos genéticos; aproveitamento do período fértil da fêmea; previsão e controle do parto; redução de doenças sexualmente transmissíveis; dentre outras.
A utilização do sêmen fresco ou resfriado na aplicação da IA, dependerá da escolha do profissional envolvido, e para cada uso existem vantagens e desvantagens.
O sêmen fresco tem aplicação simples e oferece grandes taxas gestacionais, quando a técnica é aplicada corretamente. Dentre as vias de aplicação estão a intravaginal e o líquido diluente pode ser prostático. A coleta do sêmen pode ser por eletroejaculação, manipulação digital ou pela vagina artificial.
Já o sêmen resfriado pode ser armazenado por quatro a nove dias, porém a sua viabilidade espermática é diminuída depois de 72 horas de armazenamento, mesmo que o diluente utilizado seja o melhor possível.
Quer aprender a realizar a inseminação como ferramenta no melhoramento genético?
Quais os objetivos da inseminação artificial?
Passo a passo para realização da inseminação artificial em bovinos. Confira!
Fonte: Cead
Adaptação: Revista Veterinária