Muito conhecida como verme de coração, a dirofilariose é uma doença que ataca animais de estimação de todo o mundo, principalmente em regiões praianas, onde o mosquito vetor está mais presente. Alguns exemplos são o Aedes e o Culex, insetos que ingerem larvas através do sangue de animais parasitários, transmitindo para os cães e até mesmo os homens.
Após a picada, estas larvas se tornam parasitas adultas e atingem as artérias pulmonares, provocando serias lesões, como hipertensão pulmonar, além de insuficiência cardíaca, dentre outros.
Causa também bastante cansaço nos animais, emagrecimento, edema de alguns membros e tosses. Entretanto, existem casos em que o animal não manifesta nenhum destes quadros, sendo considerado assintomático o que dificulta ainda mais ao diagnóstico.
O tratamento passa pela medicação voltada para eliminar o parasita adulto (adulticida), geralmente localizado nos vasos do coração, juntamente com antibióticos, além de repouso. Em alguns casos, há a necessidade de tratamento cirúrgico.
Desta forma, o médico veterinário é quem deverá prescrever o melhor caminho para a cura, dependendo de cada caso, já que determinadas raças não podem utilizar alguns dos medicamentos sugeridos para a doença, em virtude do risco de lesões renais. Outro caminho está na terapia preventiva, com fármacos sendo administrados em períodos pré-determinados.
Logo que identificado qualquer sinal de anomalia o proprietário do animal deve procurar um profissional capacitado na área. Saiba mais.
Fonte: Idmed Pet