Displasia coxofemoral é uma afecção que causa instabilidade da articulação coxofemoral de cães principalmente de raças de médio e grande porte. As raças mais acometidas são os Rottweiler, Pastor Alemão, Golden Retriever e Labrador.
A idade na qual a displasia coxofemoral é diagnosticada varia conforme a gravidade da lesão, podendo ser já identificada nos animais jovens como uma frouxidão da articulação e naqueles com idade superior a dois anos de idade como doença degenerativa.
A luxação coxofemoral é uma patologia advinda de traumas, como acidentes com veículos, quedas, brigas, chutes, dentre outros. Ao contrário da displasia onde as raças de grande e médio porte são mais susceptíveis, na luxação, as raças mais predispostas são as mistas, Pastor Alemão e Poodle. Os animais que apresentam luxação coxofemoral podem ter idade variando de 2 a 18 anos.
Para o diagnóstico destas patologias, é necessário uma anamnese e um exame clínico minuciosos associados a exames de imagem. O médico veterinário tem que estar familiarizado com os exames radiológicos, para saber quais requisitar e como interpretar as imagens.
Veja técnicas de interpretação das imagens dos exames radiológicos. Clique aqui.
Fonte: Scielo