A doença de chagas é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Trypanossoma Cruzi. Ela é tranmitida para o homem através das fezes contaminadas dos triatomas, conhecidos como barbeiros .
Esses barbeiros se alimentam de sangue, dessa forma, quando sugam sangue de animais e humanos contaminados, adquirem o protozoário. Uma vez que o protozoário esta no tubo digestório dos barbeiros, ele é eliminado nas fezes no momento da picada do inseto no homem ou no animal.
Normalmente as pessoas costumam coçar o local da picada, esse ato , permite que o parasita entre pela pele, caia na corrente sanguinea e se instalem nos orgãos , principalmente no coração , intestino e esôfago .
Existem outras formas de transmissão, através da tranfusão de sangue , contaminação da mãe para o filho durante a gestação e até a infecção por via oral, por ingestão do barbeiro infectado.
Os sintomas mais comuns na fase aguda da doença são: inchaço ocular, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço do fígado e baço. Na fase crônica da doença, o paciente pode apresentar inchaço dos orgãos, principalmente coração e cérebro e pode acontecer décadas depois do individuo ter se infectado.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue para a detecção dos parasitas no material coletado ou de anticorpos no soro .
O tratamento para a eliminaçao dos parasitas, so é eficiente quando feito no inicio da doença. Em fase crônica, o tratamento é sintomático , visando a estabilização da doença.
Fonte: Brasil Escola
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar no seu Município