Dentre as principais doenças neuromusculares que acometem os animais de pequeno porte destacam-se o botulismo, miastenia gravis e a paralisia causada pela picada de carrapato.
O botulismo acontece devido à ingestão de toxina em alimentos putrefatos, ela inibe a liberação de acetilcolina e provoca a paralisia flácida ascendente que inicia nos membros pélvicos. O diagnóstico confirmatório do botulismo está baseado na descoberta da toxina no soro, fezes, vômito ou amostras de comida que foram ingeridas. O tratamento indicado é o de suporte, sendo que antibiótico de amplo espectro, como no caso a enrofloxacina, pode ajudar a reduzir a população intestinal de clostrídios.
A miastenia gravis pode ser congênita devido a alterações nos receptores nicotínicos ou adquirida, decorrente da reação imunológica contra esses receptores. Os sintomas característicos são fraqueza ao correr e regurgitação decorrente de megaesôfago, após o diagnóstico positivo o tratamento é feito com agonista parassimpático indireto com a piridostigmina.
A paralisia que é provocada pela picada do carrapato (Dermacentore Ixodes) ocorre devido à neurotoxina encontrada em sua saliva.
Adquira conhecimento teórico-prático na área de neurologia clínica em pequenos animais. Clique aqui
Um curso que abrange desde a neurofisiologia e neuroanatomia até o diagnóstico e tratamento das principais afecções. Saiba mais
Saiba mais sobre os exames complementares da neurologia clínica em pequenos animais. Clique aqui
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária