Uma inflamação ocorrida dentro do bulbo ocular e que pode proporcionar cegueira no animal caso não seja tratado no devido tempo. A endoftalmite ocular é uma enfermidade potencializada pela ação de microrganismos, com bactérias e vírus, e que pode ter sua origem a partir de diferentes causas, como por exemplo, com uma complicação pós-cirúrgica, traumas ou mesmo por infecção sistêmica.
Os animais costumam apresentar secreções purulentas na região dos olhos e uma crosta aquosa e branca, quando a doença está em estágio mais avançado.
Um grande problema da enfermidade é causar danos irreversíveis, devido a delicadeza da região e das células relacionadas à retina. Mesmo mediante um procedimento cirúrgico, é bem provável que o animal tenha parte de sua visão comprometida.
O tratamento passa pela identificação correta do agente etiológico através da análise do material coletado. Sendo assim, os medicamentos antibacterianos serão direcionados para a cura.
Cães e gatos sofrem com os problemas oculares, desta forma ao ser diagnosticada a endoftalmite, o profissional deve saber o melhor método de tratamento para reverter o quadro clínico do animal, a fim de garantir a qualidade da visão do animal.
Se destaque na área, “Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais”. Clique e confira.
Fonte: BVS- Vet