Cuidar da saúde e fertilidade de um rebanho de bovinos é garantir a ampliação do número de animais de qualidade, por meio dos programas reprodutivos. E priorizar a atenção aos machos é um dos caminhos mais sensatos, já que um único animal pode acasalar com um grande número de fêmeas, seja através dos processos naturais ou artificiais.
Por isso, o exame andrológico é muito importante e possibilitará uma avaliação detalhada sobre a capacidade reprodutiva dos animais.
Através deste exame pode-se detectar anomalias, processos inflamatórios progressivos, dentre outros problemas genitais, bem como dificuldades de libido.
Tais alterações afetam consideravelmente a capacidade de gerar descendentes, o que ocasiona em sérias perdas lucrativas.
Por isso é cada vez mais comum proprietários recorrerem a estes exames, os quais irão lhe garantir informações acerca das condições de seus animais.
O exame andrológico completo fundamenta-se na avaliação de todos os fatores que contribuem para a função reprodutiva do animal. Confira.
Fonte: BeefPoint
Gostou do assunto? Então não fique só na teoria, conheça mais sobre o melhoramento genético animal e as maneiras de colocar tudo isso em prática, clique aqui.