O período neonatal é caracterizado como um momento de rápido crescimento, e também é uma fase considerada crítica no desenvolvimento dos cães até às duas primeiras semanas de vida.
Segundo estudos realizados na área, a taxa de mortalidade para neonatos é de 17 a 30% nas oito primeiras semanas de vida dos animais, geralmente as causas são o trabalho de parto prolongado, falta de cuidado materno adequado, alterações na ingestão de leite e colostro, anomalias congênitas e doenças adquiridas.
Geralmente são observadas menores taxas de mortalidade quando há maior peso corporal no nascimento, sendo que o suporte nutricional adequado é importante para a manutenção da saúde, prevenção de doenças, entre outros.
É estimada em 130 a 150 kcal a necessidade energética dos neonatos caninos, para cada quilograma de peso corporal por dia, considerando os animais com até três semanas de vida. Com quatro semanas de vida, a necessidade aumenta para 200 a 220 kcal/kg de peso corporal.
O leite materno é de suma importância para os filhotes, uma vez que possui as maiores fontes de energia, ou seja, a lactose e a gordura. Os filhotes apresentam alta atividade da lactase e a digestão da gordura é muito bem desenvolvida.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Conheça os equipamentos mais modernos e eficientes de uma clínica de ortopedia de pequenos animais.
Como tratar as principais afecções bucais em pequenos animais?