Muitos produtores rurais têm o desejo de montar uma fábrica de ração animal na propriedade. Mas, garantir sucesso com a atividade exige conhecimento sobre uma série de fatores. O setor de alimentação animal é um importante elo dentro dentro da agroindústria brasileira. Além disso, impulsiona e reflete em diversos outros setores. Em 2017 foram fabricadas 38 milhões de toneladas de rações no Brasil.
Dentro deste contexto, houveram muitos avanços tecnológicos na indústria de rações, e eles podem ser sentidos não só na nutrição animal. Mas, em termos de impactos ambientais e diminuição do espaço necessário para realizar a criação. O objetivo principal é usar a inovação como aliada no aumento da produtividade.
Você se interessa em montar uma fábrica de ração, investindo apenas o necessário e com base nas boas práticas de fabricação? Então, não deixe de acompanhar a leitura deste artigo até o final.
Produzir a ração na fazenda
Montar a fábrica de ração animal na fazenda representa uma boa oportunidade de negócio. Afinal, não é novidade que a alimentação representa boa parte dos custos envolvidos na produção animal. E mais, ela é determinante na hora de definir se o produtor terá ou não lucro. As possibilidades de ganhos ao produzir a ração na fazenda depende de fatores relacionados a:
- Aquisição de equipamentos;
- Exigências sanitária (MAPA);
- Registro do estabelecimento;
- Registro de produtos;
Outro ponto importante é que a existência da fábrica de rações na propriedade cria um mercado diferenciado. Pois, o consumidor final tem conhecimento da procedência da ração e do sal que está adquirindo.
Como montar a fábrica + Boas práticas de fabricação de rações
O nosso parceiro CPT Presenciais oferece o treinamento completo na área de industrialização de rações. Os cursos acontecem em Belo Horizonte – Minas Gerais entre os dias 11 e 16 de setembro. Sendo que, o pacote conta com o Curso de como Montar uma Fábrica de Ração Animal no seu Município e o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Ração – BPF Implementação e Gestão.
Os dois cursos são voltados para zootecnistas, médicos veterinários, administradores rurais, colaboradores da indústria animal e demais envolvidos na cadeia de produção. E mais, o principal diferencial dos cursos é a prática intensiva e individual dos alunos com total atenção dos professores.
Realizando o treinamento completo, você estará apto para montar e operar a fábrica sem correr o risco de cometer erros que podem levar ao embargo. Optando por fazer os dois cursos, você recebe o certificado ouro de expert na área. Isso significa que além de deter o conhecimento completo, você poderá atuar prestando consultoria e aumentar a sua cartela de clientes.
Visita técnica em fábrica de rações
Nada melhor do que vivenciar a realidade de quem já faz a produção com sucesso, por isso, durante o curso haverá visita técnica em fábricas de rações. Serão abordados os seguintes assuntos:
- Tipos de rações;
- Tipos de instalações;
- Produção e utilização da ração;
- Normas gerais sobre a fiscalização e inspeção do produto.
Você contará com material completo, incluindo planilhas e controles que são usados pelos pelos professores no dia a dia. Um rico conteúdo que você pode adaptar para a realidade da sua fábrica de ração. Além disso, haverá diversos exercícios práticos e dinâmicas. Você vai simular toda a produção e gestão da fábrica de rações.
Mentoria em cima dos dados da sua propriedade
Imagine você podendo levar as informações da sua propriedade e receber uma mentoria exclusiva. Pois é isso mesmo, você irá investir apenas o necessário na hora de adquirir os equipamentos e insumos. E mais, vai receber as orientações sobre como obter o registro do MAPA para operar a fábrica de ração.
Ficou interessado? Então corre para garantir a sua vaga pois elas se esgotam muito rápido. Clique no banner abaixo e confira todas as informações!
Fonte: CPT Cursos Presenciais