Com o crescimento e exigências do mercado veterinário, o setor busca cada vez mais evoluir em conhecimentos, métodos e tecnologias que auxiliam no desenvolvimento do trabalho. Em destaque devido a esses novos conhecimentos no campo da pesquisa e da experiência clínica está a, farmacologia veterinária, o crescimento da área se dá principalmente pela necessidade de modificações e evoluções quanto aos protocolos de tratamento assim, consequentemente há uma evolução significativa em relação aos novos fármacos. A farmacologia é uma disciplina científica viva, com princípios próprios, cuja importância vai além de fornecer a base para o uso de fármacos em terapêutica.
Conhecer sobre os avanços científicos assim como, a aplicação na clínica veterinária, garante ao profissional se destacar na área, cuidando dos pacientes as afecções dos sistemas fisiológicos dos pacientes de forma terapêutica e de acordo com cada problema apresentado por ele.
Com todo esse crescimento de mercado, o profissional deve estar ciente e sempre fazer a avaliação dos mecanismos de ação da classe de fármacos ao qual pertence um novo agente terapêutico, utilizando o composto de maneira inteligente. Quando não há essa conscientização por parte do profissional, o uso inapropriado de medicamentos, sobretudo os antimicrobianos, pode levar ao aparecimento de resistências microbianas.
Assim, cabe ao profissional buscar o aperfeiçoamento e conhecimento na área, evitando que o seu trabalho e a saúde dos animais sejam comprometidos por prescrições incorretas de medicamentos.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Farmacologia Clínica em Pequenos Animais