Quando um cão apresenta feridas na pele e coceiras, é um sinal claro de que algo não vai bem. Tal situação pode representar o início de uma doença dermatológica que, se não tratada em fase inicial, pode se agravar e gerar muitos transtornos.
Existem vários tipos de feridas e causas distintas. O Hot Spot é uma delas, causada geralmente por pulgas e falta de higiene, ocasiona a perda de pelos da região afetada.
Outro exemplo é a Sarna Demodécica, causada por ácaros. Além de comprometer o pelo, o animal costuma apresentar manchas vermelhas.
As alergias são também bastante comuns e podem ser causadas por vários motivos. Os animais costumam apresentar vermelhidão na pele e sangramento.
No primeiro sinal, recomenda-se levar o animal a um médico veterinário para ser submetido a alguns exames. O especialista geralmente faz o uso de uma luz especial como ferramenta de diagnóstico, assim visualiza melhor a natureza da doença. Outro método de avaliação é através da biópsia, em que células do local são avaliadas com a ajuda de um microscópio.
Os tratamentos podem variar de acordo com cada tipo de doença de pele, geralmente são receitados remédios e shampoos especiais. Já a prevenção passa necessariamente pela higiene dos locais onde o animal vive, bem como a visita esporádica ao médico veterinário.
Os métodos de avaliação mais utilizados são os microscópios. Conheça os modelos adequados. Clique e confira.
Fonte: Cães