Saiba os cuidados que devem ser tomados com o casco do seu cavalo para não perder o investimento.
A correção de aprumos significa uma mudança permanente de conformação que deve ser feita em potros. A correção feita em cavalos maduros pode resultar em manqueira imediata ou defeitos incorrigíveis a longo prazo. A medida também não deve ser tomada em potros que nascem com aprumos corretos, esses devem ser mantidos assim. Muitas vezes potros que nascem com boas pernas podem se tornar tortos por um casquemaneto feito de forma incorreta.
Para não correr esse risco é importante que o casqueamento seja feito por um profissional especializado na área de aprumos, que tenha conhecimento das estruturas do casco para não prejudicar o crescimento do animal.
Outro fator importante no casqueamento de cavalos é a escolha das ferramentas usadas. Estas tem que ser de boa qualidade e com tamanhos proporcionais ao tamanho do animal. O uso de ferramentas inadequadas pode danificar o casco trazendo problemas na postura do animal.
O proprietário precisa estar sempre atendo proporcionando um bom manejo para seu animal para evitar perda de investimentos. O casco está sempre crescendo e precisa de cuidados constantemente. As ferraduras também precisam ser trocadas periodicamente. Um estudo feito pela América Farriers Association, associação americana que controla o trabalho sobre ferrageamento nos EUA, mostra que mais de 80% das manqueiras das partes baixas dos membros e dos cascos são causadas por “negligência e falta de cuidados”.
Fonte: Criar e Plantar
Adaptação: Equipe CPT Cursos Presenciais
Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos