Nos tratamentos fisioterápicos são usados são utilizados agentes físicos que analisam os movimentos e a postura, utilizando diversas modalidades para promover a saúde ou prevenir disfunções.
A fisioterapia é indicada para aliviar dores sejam elas, agudas ou crônicas que podem causar imunossupressão, inapetência, caquexia (a dor é associada com estresse, influenciando no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, além de diminuir o consumo de alimento).Quando a dor não é tratada também acarreta o desuso dos membros.
A artrite e artrose são moléstias que causam dores inflamatórias e que podem ser tratadas através da fisioterapia reduzindo o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem originar problemas com seu uso crônico. A fisioterapia também é utilizada como preventivo nas doenças degenerativas musculares, cartilaginosas, ósseas e atrofia dos tendões e ligamentos.
Alguns benefícios trazidos pela fisioterapia são a redução ou alívio dos problemas de coluna (hérnias de discos, dores agudas e crônicas, bicos de papagaios, paralisias e paresias); artrites e artroses incluindo a displasia coxofemoral; pós-operatório de cirurgias ortopédicas e neurológicas; geriatria; assimetria e retorno do uso de membros; aumento da melhoria no desempenho de animais atletas.
Assim, a fisioterapia contribui para a melhoria da condição física geral, incluindo o emagrecimento, condição cardiovascular e fitness.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Cirurgias Ortopédicas em Pequenos Animais