A Flórida Spots, também conhecida como doença da Flórida ou Ceratopatia tropical é uma enfermidade que afeta os olhos dos animais. E mais, ela acomete principalmente cães, gatos e pássaros. Em alguns casos raros acomete também os equinos.
O nome científico da doença é Multifocal Corneal Opacities e o principal sinal é o aparecimento de manchas brancas claras na região dos olhos. Além disso, é mais comum em animais que vivem em regiões quentes e úmidas, por isso o nome tropical.
Acompanhe este artigo até o final! Você, médico veterinário, estará ainda mais preparado para identificar e lidar com este tipo de situação.
Principais características da Flórida Spots
As alterações identificadas costumam ser únicas ou multifocais, são simétricas e a área central costuma ser mais densa. Então, pelo fato de estar localizada na córnea, região central dos olhos, costuma ser confundida com catarata.
Vale lembrar que, os animais afetados com a doença em questão não apresentam inflamações visíveis, ou até mesmo desconforto e irritação. Assim, a visão dos animais não é afetada, por isso é fundamental que você médico veterinário esteja muito bem preparado para realizar os exames e avaliações clínicas.
A oftalmologia é uma área que esta em crescente desenvolvimento e boa parte das escolas de veterinária abordam o tema de forma superficial. Por isso, é fundamental que o veterinário clínico geral, procure aprofundar sobre a especialidade.
Listamos algumas características principais da Flórida Spots, confira:
– As lesões variam de 1 a 8 mm de diâmetro
– Geralmente são múltiplas
– Os olhos não apresentam sinais de desconforto ou inflamação
– A visão não costuma ser afetada
– Medicamentos não fazem efeito
Causas da Flórida Spot
As causas da Flórida Spot ainda são desconhecidas. Contudo, algumas pesquisas realizadas identificaram a presença de um tipo de micobactéria. Você, médico veterinário, será o responsável pela realização de exames que possibilitem identificar a presença delas.
O que se sabe é que algumas situações como o excesso de luz ultravioleta, agentes infecciosos como microbactérias e reações alérgicas ao pólen são possíveis causadores da Flórida Spot.
No curso de oftalmologia em pequenos animais do CPT Cursos Presenciais, você terá a oportunidade de realizar um treinamento na prática. Dessa forma, será capaz de diagnosticar rapidamente as principais doenças oculares.
Tratamento da Flórida Spot
Estudos realizados dentro e fora do Brasil indicam que a doença é infecciosa e transmissível aos outros animais. Porém, além da causa da doença ser desconhecida, a Flórida Spot não possui cura, logo, não há um tratamento conhecido.
E mais, muitos estudos ainda precisam ser feitos para de fato esclarecer um pouco mais sobre a Flórida Spot, principalmente por ser uma doença relativamente nova no mundo. Porém, você veterinário é o profissional ideal para identificar as possíveis anomalias nos olhos.
O profissional de medicina veterinária é fundamental nesse processo, é quem irá avaliar o quadro clínico dos animais e definir se ele possui uma doença ocular pequena ou se são mais severas e capazes de prejudicar a visão.
Fonte: Pet shop RJ e Pet care