As fraturas ósseas são constantemente diagnosticadas na clínica de animais de companhia, são geralmente causadas por acidentes automobilísticos, quedas de grandes alturas, traumatismos por armas de fogo e brigas com outros animais.
Os três princípios de reparo de fratura são: redução anatômica, estabilização rígida e rápido retorno à função do membro acometido. O rápido retorno à função matém o tono muscular, leva à movimentação da normal articulação e a sua nutrição, também usa a força de sustentação do peso para manter a densidade óssea. Quando há uma estabilidade rígida é eliminada a movimentação dos fragmentos e também melhora o conforto dos animais, uma vez que a dor é reduzida.
O reparo das fraturas que acomete os pequenos animais é divididoem três categorias: redução fechada com apoio externo, apenas fixação interna e fixação interna com apoio externo secundário. A escolha do método de fixação é feito com base no tipo e localização da fratura, tamanho, temperamento e idade, e ainda no grau de cooperação do dono e da condição financeira em realizar o tratamento.
Fonte: www.revistas.ufg.br
Princípios da patofisiologia de trauma ósseo e sua cicatrização.
Métodos de diagnóstico das principais moléstias osteo-articulares