Além da alta produtividade do Gir leiteiro, o leite produzido pelo animal é muito saudável, de acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Diferente do leite obtido por outros animais, os produzidos pelo Gir possui pouca quantidade de beta-caseína A1, proteína responsável por alergias.
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), 30% da população brasileira é alérgica e desse total 10% é alérgica ao leite de vaca. Durante a digestão a beta-caseína A1 do leite é produzida uma substância parecida com a morfina que causa a alergia.
O leite do Gir possui maior quantidade de proteína beta-caseína A2, mais fácil de ser digerida, o que causa menos irritação ao organismo. O leite é grosso contendo mais vitaminas, essa fato pode ser explicado pois, a alimentação do Gir é basicamente de pastagem ficando livre dos produtos químicos encontrados no concentrado.
Fonte: Revista O Zebu
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro para Compra e Seleção