A gravidez psicológica ou pseudociese, também pode acometer os animais. Ela ocorre devido a uma disfunção hormonal, mais especificamente devido ao desequilíbrio do hormônio progesterona. A gravidez psicológica é muito comum entre os animais, ocorre em aproximadamente cerca de 50% das fêmeas não castradas.
O animal que tem gravidez psicológica tem os mesmos sintomas de um animal com gestação verdadeira: tetas inchadas que podem apresentar leite ou não; instinto materno; aumento no abdômen; alterações comportamentais como a irritação, agressividade, carência de contato físico, depressão, falta de apetite, entre outros.
Todos os sintomas apresentados pela gravidez psicológica são passageiros e duram em média de duas a oito semanas. É recomendável consultar um médico veterinário, pois existem medicamentos específicos para tratar os sintomas, já que alguns deles podem acarretar danos à saúde do animal, como a inflamação das tetas, a conhecida mastite, pelo excesso de leite. E também podem desenvolver tumores mamários e piometra.
A ultrassonografia auxilia em diversas patologias, tratamentos e prognósticos. Venha conferir!
Venha participar de um treinamento prático para realização de exame ultrassonográfico.
Fonte: Ideal Dicas
Adaptação: Revista Veterinária