A gurma é uma doença altamente contagiosa, causada por bactéria e que atinge o aparelho respiratório e pode afetar equinos de todas as raças e idades em todo o mundo.
Sua característica consiste na formação de nódulos na garganta, corrimentos nasais, febre, dores na garganta, apatia, dentre outros.
O contágio se dá em situações de contato direto com outros animais infectados, principalmente via secreções, mas também em locais contaminados, como cama, pastos, comida, coxos, dentre outros meios.
Um dos tratamentos consiste no fornecimento de antibióticos, outro apenas na drenagem dos abcessos para a retirada do conteúdo purulento, deixando o animal se curar de forma mais “natural”. Entretanto, isso vai depender de cada caso e da avaliação do médico veterinário.
O animal precisa contar com auxilio de profissionais capacitados na área para realizar o processo de prevenção quanto o de tratamento.
Por isso o investimento em capacitação faz com que o proprietário do animal tenha mais conhecimento sobre essa e outras diversas enfermidades que atingem o organismo do equino para poder atuar de forma correta até a chegada do profissional especializado.
Não perca tempo e amplie seu conhecimento. Confira aqui.
Fonte: Equipe Revista Veterinária