A halitose nos cachorros e gatos é muito comum, porém não é normal, quando constatado esse sintoma eh indicação de que algo não está bem com o animal. Sendo a maior causa o cálculo nos dentes, ou seja, o tártaro.
O tártaro é formado pelo acumulo de sujeira nos dentes, decorrente da não escovação, o problema afeta 85% dos pets a partir dos três anos de idade e a melhor maneira para se prevenir é escovar os dentes do animal.
Quando o animal apresentar o mau hálito é melhor procurar o médico veterinário, pois o sintoma também é característico do tumor de boca. Se o acúmulo de tártaro for a causa da halitose, o animal precisará passar por uma raspagem por meio de equipamentos adequados como o ultrassom e curetas, com o polimento dos dentes, usando anestesia geral. Em alguns casos, a doença periodontal, que acomete a gengiva, já está instalada e atingiu estruturas que sustentam o dente.
Para cuidar da saúde bucal do seu animal é preciso: escovar os dentes uma vez ao dia; usar creme dental específico para os animais; biscoito, ração seca, tiras de couro, ossos de couro e brinquedos para cães e gatos ajudam a remover a placa bacteriana e ir ao veterinário com frequência apara que possa ser feita avaliações.
Fonte: CRMV
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais