Se o seu gato ou cachorro estiver urinando sangue, é bem provável que os mesmos estejam com hematúria. Esta doença requer cuidados especiais, já que pode ser um sinal claro de que algo não vai bem com o organismo do animal.
A hematúria em cães e gatos pode ter a sua origem em envenenamento por substâncias tóxicas, as quais podem levar o animal à morte.
Outros motivos estariam relacionados à cistite infecciosa ou inflamatória, tumores, cálculos urinários, parasitas ou mesmo decorrentes de alguma queda ou atropelamento do animal.
No caso de gatos com hematúria, uma das possibilidades é que o problema esteja relacionado à DTUIF, doença que impede que o animal não dissolva os minerais do seu organismo. Neste caso, o controle da dieta é o melhor caminho para se evitar a doença.
Um dos cuidados importantes a serem tomados no diagnóstico, é o profissional saber diferenciar a doença de um simples cio, já que neste período existe a possibilidade da urina do animal vir acompanhada de sangue, o que também não é normal e retrata uma situação de anormalidade.
Sinais como dor, dificuldade em urinar, ou se o pet lambe muitos as genitálias, pode ser outro sinal de hematúria, sendo que caberá ao médico veterinário detectar o problema e a melhor alternativa de tratamento.
O profissional deve saber identificar a doença através dos sinais clínicos apresentados pelo animal, a fim de não precisar realizar exames invasivos. Clique e confira.
Fonte: Cachorro Gato