Se o seu animal estiver bebendo água em demasia, urinando repetidamente e se alimentando bem, mas ao mesmo tempo magro, e ter mais de cinco anos, pode ser um sinal claro de que o mesmo esteja com problemas na tireoide (Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo), doença muito comum nos dias de hoje.
A doença, dependendo do tipo, pode provocar ainda ganho ou perda de peso, baixa ou alta frequência cardíaca, diminuição ou aumento do apetite, alterações na pele, dentre outros.
A tireoide é uma glândula endócrina que se localiza na região do pescoço e cumpre a importante função de produzir hormônios que equilibram o metabolismo.
Essa enfermidade pode passar a se tornar muito ativa ou pouco ativa, alterando a sua normalidade na produção destes hormônios, gerando consequências para a vida do animal.
Se o animal for submetido a exames e o diagnóstico for realizado o quanto antes, com avaliações periódicas, as chances de recuperação aumentam. Por isso, no primeiro sinal recomenda-se que o animal seja avaliado por um médico veterinário especializado no assunto.
Em alguns casos é necessário intervenção cirúrgica. Saiba mais.
Fonte: Blog do Cachorro