ILPF com ovinos, uma integração que facilita a vida do produtor e traz maior renda

Para facilitar a vida do produtor rural e melhorar cada vez mais a qualidade da produção, seja animal ou vegetal, diferentes sistemas de produção são estudados. Um deles é a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que promete facilitar a vida do produtor de ovinos a partir do momento que não exige diversas renovações de pastagem. Segundo Tânia Luisa Maldaner, pós-graduanda da Universidade de Brasília (UNB), os cuidados de manejo no ILP, seja para bovinos, caprinos ou ovinos, são praticamente os mesmos. A única diferença é que caprinos e ovinos exigem alguns cuidados a mais, pois eles são animais mais seletivos que os bovinos.

– Com relação à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, devemos tomar cuidado com as árvores que implantamos porque, dependendo da espécie, os animais podem vir a comer o caule das árvores e morrer. Já em relação ao pasto, o Tifton 85 seria uma pastagem boa para fazer a integração – afirma a pós-graduanda.

Quanto  às árvores mais indicadas, Tânia explica que as frutíferas não são muito indicadas, por não serem palatáveis ao gado.  Já o eucalipto não apresenta problemas, até certa altur, porque eles não conseguem comer as folhas.

– A Integração Lavoura-Pecuária traz várias vantagens. Uma delas é a renovação da pastagem. Se tivéssemos uma pastagem normal, teríamos que renová-la, de tempos em tempos. Quando fazemos a ILP, renovamos e adubamos o solo dessa pastagem, não sendo mais necessária a renovação – diz.

Tânia afirma, ainda, que o sistema exige os mesmos cuidados, tanto para ovinos, quanto para bovinos, principalmente quando a questão é cuidar bem da pastagem. Como exemplo, ela fala que, ao fazer a lavoura no período da chuva, deve-se deixar os animais em um espaço menor.

– A lavoura deve ser feita em outro espaço e, nesse espaço, colher o milho ou qualquer outra cultura. Depois, na época da seca, os produtores vão utilizar esse espaço para colocar os animais. Portanto, os cuidados são os mesmos de uma pastagem normal. Diferenciam-se apenas na época da integração, ou seja, os animais devem ficar em outro espaço quando as plantas estiverem em um período no qual eles possam comer suas folhas – orienta.

Fonte: Site Portal Dia de Campo


Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Ovinos

 

 



Atualizado em: 8 de junho de 2011

Artigos Relacionados com Caprinos e ovinos: