Importância da castração de cães e gatos

A castração de cães e gatos é um recurso da medicina veterinária que possui diferentes objetivos. Um deles é o controle reprodutivo ou populacional.

Através deste procedimento adotado por muitas instituições públicas, é possível impedir que ninhadas indesejadas sejam geradas e muitas vezes abandonadas pelas ruas das cidades, gerando um problema para todos.

Outro motivo da castração diz respeito à própria saúde do animal, já que a intervenção nestes animais, ainda filhotes, e no caso das fêmeas, pode reduzir em até 70% o aparecimento de câncer de mama na fase adulta. Isso porque o tumor depende muito dos hormônios produzidos pelos ovários. 

A castração reduz ainda o aparecimento de tumores, deixa os animais mais calmos, evitam-se fugas por conta da ansiedade, dentre outras vantagens.

No caso dos machos, a cirurgia, intitulada orquiectomia, é realizada por meio da retirada dos testículos.

Em ambos os casos é preciso que a intervenção cirúrgica seja realizada somente por um médico veterinário, que fará um correto pré-operatório e terá o conhecimento de todas as ferramentas adequadas, bem como os medicamentos e procedimentos exatos para que seja feita com segurança e sem riscos a saúde do animal.  

Em geral, a operação é realizada com a ministração de anestesia, antibióticos e analgésicos, sendo a fase de recuperação estimada entre 7 e 10 dias.

 

Saiba mais sobre a castração aplicada em cadelas e gatas que vem proporcionando sucesso. Veja aqui.

O uso da anestesia locorregional aplicada nessas cirurgias facilita o procedimento. Saiba mais.

Fonte: Clínica Veterinária

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: