A vacinação de cães e gatos é o método de proteção mais importante e eficiente contra as doenças infecciosas, já que proporciona imunidade sobre a doença e criação de anticorpos. Assim, caso o animal algum dia entre em contato com a doença, estará capacitado a bloqueá-la.
O filhote que for vacinado, por exemplo, tem uma grande chance de contrair alguma doença infecciosa e não atingir a idade adulta. Já os adultos podem adoecer em qualquer momento de sua vida, se não vacinados.
As doenças que mais tiram as vida dos cães, e que podem ser evitadas pela vacinação, são: Leptospirose, Parvovirose, hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva.
Já os gatos podem contrair doenças como: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva.
Outra necessidade de se vacinar os animais diz respeito às zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para humanos, como a Leptospirose e a Raiva.
Dessa forma, para que o animal possa receber a vacina, é necessário que ele esteja saudável, pois enfermidades como a diarreia, febre, infecções, vermes, pulgas e carrapatos, precisam ser tratadas antes da vacinação.
É importante ainda levar o filhote ao médico veterinário, pois somente este profissional possui o conhecimento e as condições para avaliar a saúde de seu animal, incluindo-o em um programa de vacinação específico.
A realização de exames laboratoriais muitas vezes é necessária para diagnosticar essas doenças. Saiba mais.
Fonte: Revista meu Pet