A febre maculosa também é conhecida como febre do carrapato, febre negra, febre das Montanhas Rochosas ou doença azul. É transmitida pelo carrapato estrela e é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Em geral este carrapato se hospeda em roedores, coelhos, cavalo, gado, cachorro, entre outros. Sendo transmitida ao homem pela picada do carrapato e se não houver um rápido diagnóstico pode matar o infectado em até quinze dias.
O diagnóstico é difícil, principalmente para o paciente que abita o meio rural, é realizado por meio de teste sorológico de incubação. Os principais sinais clínicos são: mal estar, gripe violenta com febre chegando aos 40 graus, deixando o paciente abatido e surgem manchas avermelhadas nos pulsos, tornozelos, palmas da mão e solas dos pés. Se o tratamento não for rápido e preciso, a doença se avança para um quadro de infecção generalizada, com complicações em diversos sistemas do corpo humano.
Alguns cuidados são essenciais em especial para quem vive ou visita áreas de risco, as vestimentas devem ser adequadas, sendo calças e camisas de cores claras para que facilite a visualizam do carrapato. O uso de carrapaticidas auxilia no combate. Os animais domésticos são as principais fontes de transmissão ao homem, mas em geral os cães apresentam suscetibilidade à doença.
A proliferação desse carrapato deve ser evitada pelos criadores, principalmente os de equinos que ficam expostos nos pastos. Saiba mais.
Fonte: Saúde Animal