O programa de fomento à ultrassonografia de carcaças de angus tem como objetivo, promover o uso do procedimento de avaliação de carcaças de reprodutores.
A Associação Brasileira de Angus custeia a realização do exame dos animais inscritos no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), o criador tem apenas o custo de deslocamento e diária do técnico enviado para fazer as avaliações.
A ultrassonografia de carcaça se torna uma ferramenta importante para a identificação dos animais, uma vez que reúnem as melhores características para a reprodução de carne e consequente seleção para as matrizes e reprodutores.
O animal submetido ao exame é avaliado sobre três aspectos: área de olho de lombo (AOL); espessura de gordura cutânea (EGC); e avaliação da quantidade de gordura entremeada (marmoreio) que possui o animal.
O produtor que tiver interesse em realizar as avaliações com a utilização da ultrassonografia de carcaça, através do subsídio da Associação Brasileira de Angus, deverá entrar em contato com a Associação por e-mail: tecnico@angus.org.br ou por telefone (51) 3328-9122.
Saiba mais sobre os critérios de avaliação, classificação e tipificação de carcaças.
Quais são principais sistemas de avaliação e tipificação de carcaças adotados?
Conheça o Sistema Brasileiro de Classificação e Tipificação de Carcaças.
Fonte: Pecuária Rural
Adaptação: Revista Veterinária