A inseminação artificial (IA) é uma biotecnologia que oferece varias vantagens ao produtor, uma vez que promove a rápida disseminação de produtos de bons garanhões, utiliza o sêmen devidamente armazenado de cavalos considerados melhoradores de raça, reduz a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.
A estação de monta deve ser realizada de agosto a março, uma vez que nesta época os animais tem mais contato com a luz solar e os alimentos são de melhor qualidade.
Para obter sucesso com a cria é preciso coletar o sêmen de garanhões saudáveis e férteis, fazer a correta diluição e concentração do material, armazenar em embalagens adequadas com correta refrigeração, fazer a avaliação microscópica antes da utilização, fazer a higienização da fêmea, usar material estéril, atóxicos e descartáveis.
O médico veterinário com a ajuda do ultrassom precisa fazer a avaliação do trato reprodutivo da fêmea, que apresentam ciclo estral variando em torno de 21 dias e que destes 7 dias correspondem ao período de cio (estro) em que as éguas são receptivas ao macho.É preciso fazer a avaliação do desenvolvimento folicular, pois a taxa de concepção se torna mais alta nos últimos dias do cio.
Observado todos os fatores a inseminação artificial é feita. A técnica tem custo relativamente baixo, e por isso é bem lucrativa ao produtor.
Quais são os objetivos da inseminação artificial?
Como aumentar os lucros com a inseminação?
Shop Veterinário:Confira os melhores preços e qualidade em ultrassons.
Fonte: Inte Rural
Adaptação: Revista Veterinária