Os cavalos podem apresentar insuficiências renais, chegando a complicações graves. Mesmo não sendo corriqueiros, podem também apresentam problemas renais, devido à infecção dos rins. O tratamento deve se iniciar imediatamente após o diagnóstico da doença, a fim de evitar maiores danos para saúde do animal.
Essa enfermidade tem como principais sinais: a dificuldade em urinar, muita sede, dor nas costas e a urina fica com um cheiro muito forte. O desconforto é perceptível. Os sinais podem induzir a outros diagnósticos, por isso é de extrema importância avaliar o estado do animal precocemente.
A infecção renal pode fazer com que o animal elimine mais água que consumiu o que acarreta um desequilíbrio no corpo do equino, podendo causar perda de peso progressiva, de apetite, além de poder se transformar em um envenenamento tóxico para o organismo. Para um tratamento eficaz o médico veterinário pode realizar exames laboratoriais.
Profissionais que atuam na área de equinos devem estar sempre atualizados. Saiba mais.
Para diagnosticar essas enfermidades o médico veterinário conta com o auxílio de laboratórios confiáveis e certificados para realização de exames. Conheça.
Fonte: Ehow