Insuficiência Renal em Equinos

Os problemas renais em equinos, embora não sejam corriqueiros, podem ocorrer principalmente em animais mais jovens.

Os principais sinais da insuficiência renal, por exemplo, incluem dificuldade para urinar, cheiro forte da urina, sede, dores nas costas. O animal costuma ficar ainda bastante apático e a pele com a textura alterada, além de edemas e gengivites.

Sendo assim, o sucesso do tratamento vai depender do diagnóstico precoce, antes que o problema se torne uma crise, em virtude do acúmulo de resíduos perniciosos no organismo do animal.

O desequilíbrio da água é também notório, com o animal podendo eliminar mais água do que consumiu ou mesmo consumir muito mais água do que o habitual.

Há inda ainda a perda de peso, por falta de apetite e destruição das células que equilibram às substâncias líquidas e resíduas do sangue.

Tais sinais são semelhantes aos de outras doenças, por isso, é preciso que o diagnóstico seja preciso. A identificação é realizada em uma amostra de sangue e urina.

Já o tratamento passa por hemodiálise, nos casos mais graves, sendo que há ainda tratamentos alternativos, a base de chá de Rosa Mosqueta, um tônico que vem mostrando eficácia ao reduzir a sobrecarga dos rins.

Entretanto, é o médico veterinário que prescreverá o melhor tratamento, de acordo com o estágio da doença.

 

O profissional deve estar atualizado na área de primeiros socorros em equinos para saber diagnosticar e tratar essa enfermidade. Saiba mais.

Fonte: eHow Brasil

Artigos Relacionados com Clínica Médica em Equinos: